quinta-feira, 26 de junho de 2008

Algumas coisas acabam. E outras ficam para sempre.

O Erasmus está a acabar, é verdade!! Amanhã vamos para Varsóvia durante 3 dias e depois mais 3 dias em Berlin e finito... dia 3 de Julho as 10.15h tou a aterrar no aeroporto de Lisboa! (para bem e mal dos meus pecados!!)

Tou mesmo a ver que não volto tão cedo à minha Lublina =(

As nossas malas (com 40 kgs cada uma) estão feitas. O nosso quarto tá vazio. As nossas paredes já não teem fotos, postais e outras coisas. As nossas estantes já não estão forradas (ou seja... metem MEDO). Os armários vazios (igualmente MUITO MEDO). O armário da comida ta quase vazio tb! O pokój 520 da D.S. HELIOS ta deprimente, é verdade! E para nos fazer ter ainda mais saudades daqui hoje não tivemos agua quente o dia todo... ou seja, a fazer e desfazer malas, a tirar todos os nossos vestigios de cá e com 25ºC lá fora não estamos propriamente as pessoas mais limpinhas de Lublin! Mas ate isto me faz rir! Só a Polska, mesmo! =)
(as saudades que eu ja tenho e ainda nao me fui embora! impressionate!! a minha cabeça anda a precisar de sol, relamente!!)

Mas não está tudo acabado.

Há coisas que não acabam. Que Ficam. As fotografias. Os filmes. As recordações. As imagens mentais de todos os sitios LINDOS que conheci. As conversas parvas na memória. As ressacas. Os amigos que vão ficar para sempre, principalmente a minha família erásmica (espero!).


Acaba o Erasmus, acaba Lublin como a conheci e como a construí. Acabaram-se o as aulas na UMCS (praticamente nenhumas... mas acabaram), as idas ao Lublin Plaza, os picnics na Old Town e no Ógrod Saski, os almoços ou jantares no Irish Pub, Sphinx, Quattro, no Not, no Sielsko Anielsko, acabram-se as idas ao Jardim de Infancia Montessori, acabou-se a Helios e o quarto mais bonito de Lublin em 2008, acabaram-se as manhãs a acordar com a voz sexy (ou não) do nosso vizinho César e a ver a barriguinha (mais uma vez sexy) do outro vizinho, com os gritos da Bêbada (outra vizinha) e as musicas depressivas da Enjoada(e mais outra vizinha)!! (foram 5 meses cujas manhãs eram surreais, é verdade)!!Acabou-se as compras na Milea, Stokrotka ou Le Clerc, as idas nos BUS tão bons e confortáveis da Polska, os dias em que não se fazia nada, os dias que era so comer e dormir, as noites na casa do Jamie ou no Klub Portugal, as festas no Absinth, Fashion, Blueberry, Klub 68, Oranzada, 4 Pokój...

Acabou tudo. =(


Obrigada a todos os que leram, que comentaram ou que pensaram comentar.

Obrigada aos meus pais por me apoiarem e permitirem toda esta aprendizagem.

Obrigada à minha irmã, que se revelou ser a menina mais forte e crescida desde sempre (só podia ser minha irmã!! Ahah).

Obrigada à minha família toda... às minhas primas, principalmente à Ana que me dizia “o teu blog é pa ler e saborear... não é pa comentar!” LOOL

Obrigada aos que ficaram na Portugália e não se queixaram por eu não lhes ligar o suficiente. E aos que se queixaram também.

Obrigada à minha Sara Las Cunha (que fez erasmus em madrid), a minha melhor amiga de há mais tempo e que sempre me compreende tão bem. E nem sequer tem noção do quanto eu gostei da semana em que veio à Polska e as saudades que deixou depois disso.

Obrigada à Ana, a minha erásmica semelhante em barcelona, companheira inseparável de dramas, preocupações, confidências e conversas praticamente diárias. O apoio incondicional e a compreensão comigo foram um grande suporte nestes meses! E fomos ou não fomos semelhantes, mesmo estando em pontas opostas da Europa!!?? LOL

Obrigada à Retinha e à Nonas, à Tresinha, à minha Fafi, Carina, Sisses, Miguel (agora Sr. Professor). À minha Catarina, Nex, Mendes e Tiago (q vai ter os melhores dias da vida dele conosco, em Berlin!!). A todas as meninas do 2ºA que me apoiaram e me vinham contar as novidades, pa ver se eu não sentia tantas saudades.

Obrigada a todos e a cada um por razões diferentes.

Obrigada ao Pedro (Balizas! ahah), que me vinha sempre falar quando eu tava com sono mas cujas conversas me animavam sempre! =) e siiim... temos a praia combinadississima! (mesmo eu estando mais insuflada que nunca!!)

Obrigada à Cris, minha best, Ligia, Telma e Maggy (que sempre me fizeram rir durante 5 meses com as conversas mais hilariantes de sempre).

Obrigada à Túlia, a minha “Tyra Mail” que nos acolheu tão bem na Rep. Checa e que vai ser uma médica brutal.

E claro, obrigada à Catherine e ao Jamie (os meus amores) que tanto me fizeram melhorar o meu ingles e tanta falta me fizeram agora nestas ultimas semanas na Polska. Aos franceses Julian, Lucy, Gwenna, Clothilde, Guillan. Aos espanhois Diego e Victor. Aos filandeses Otto, Marko e Markus. Ás polacas da minha turma tão fofas... Dorotha, Ruiva, Magda, Justyna, Yola e mais umas q eu n sei os nomes. Sem eles todos o meu ERASMUS tinha sido bastante diferente!

Ao Lino e Alicja por todoo o apoio e carinho. Ao Miguel e Giulia pelos jantares familiares e noites de comédia. À Justyna por todo o carinho e amizade em 5 meses.


Óbvio que não era eu se dissesse um obrigado gigante à Rita, a melhor pessoa com quem eu poderia fazer ERASMUS. E a ela devo também um pedido de desculpas por todas as reacções que tive e que ela não gostou, todas as vezes que eu poderia ter tentado cozinhar e não o fiz (ía sair merda... mas podia ter tentado, eu sei), por tudo até que eu nem raparei que fiz mas que possivelmete a chateou. Desculpa fofa e obrigada por tudo.


Obrigada pelos jantares familiares. Pelos jantares simples. Pelas festas. Pelas viagens. Pelos passeios. Pelas conversas. Pela maluqueira. Pelas parvoíces. Pelas idas à Old Town. Pelas gozações com os polacos mesmo na tromba deles e habilitada a levar um estaladão.Pelas noitadas com a melhor vodka do mundo. Pelas pizzas. Pelos lody e goffry. Pelo que aprendi. Pelas experiências trocadas. Pelo que me ensinaram. Pelo que me deixaram ensinar-vos. Pelos desabafos. Pelo apoio. Pelas extravagâncias. Pelos filmes e pelas fotos. E pelas conversas.


Obrigada pela mudança, obrigada por me verem e ajudarem a crescer.


Obrigada.

3 comentários:

Anónimo disse...

somos tao semelhantes que ja escreves como eu!! ahah

por mais estranho que pareça estou tao apatica quanto ao adeus que nao consigo ficar triste com os teus textos lindos! tao poeticos, tao lindos e sei que vou chorar baba e ranho quando os ler em lisboa logo depois de voltar, mas agora e algo que me esta distante e que quero manter assim...

eu e que tenho de agradecer por tudo, e para nao te repetir, nao vou enumerar cada coisa que agradeço, reconheço e gosto em ti. porque es semelhante!=)

amot

e ate amanha!! (sim porque ja vais ver isto dia 3 e eu dia 4 pretendo ver-te!)

Anónimo disse...

Obrigado eu amor...

Por partilhares todos esse momentos connosco... foi optimo tar longe e poder saber tudo o que se passa contigo... a serio, adorei a experiência... foi uma ideia espectacular, pk quando cá chegasses já não te ias lembrar de nos contar coisas que assim contas-te...

Assim, foi tudo mais divertido... e emocionante, pk contavas as coisas com todos os pormenores do momento... e como eu digo: os pormenores fazem a diferença!!!

Beijos grandes e boa viagem de volta!!!

ta quase pa te poder abraçar tanto... vou tentar não chorar nesse momento, mas não prometo nada!!! LOL

Obrigado mais uma vez por partilhares momentos tão fantasticos connosco...

ADORO-TE DINO...

Anónimo disse...

Gostei muito deste post :)

Realmente ao ler o que escreves-te notei que realmente cresces-te muito...
É bom saber que gostas-te desta experiência que te mudou para sempre :D

Mesmo estando longe, a nossa turma nunca se esqueceu de vocês :D

Bjao muito gde Sofia Freitas :D