sexta-feira, 4 de julho de 2008

Do widzenia Polska (Lublin). Dzien dobry Portugália (Lisboa).

Apanhei o avião e vi o meu Erasmus cada vez mais perto do fim... até que quando sobrevoei Lisboa de dia, e a reconheci, me senti realmente em casa.
Aterrei e tive a certeza de que era o fim quando abracei a minha mãe e a minha irmã. Chorei. (já não chorava assim há 5 meses)

Gostei da Polska e dos outros países todos ali à volta. Gostei de Lublin, a minha 2ª cidade, aquela que me acolheu com -30ºC e neve até metade da perna. Gostei da cultura (o hábito de jantar ás 17h, começar a beber vodka ás 18h, ir para a discoteca ás 21h e tar com uma bezana de tal maneira as 2h que tenho de ir para casa!), dos jardins, da COMIDA, da VODKA, das viagens todas, da minha família erásmica, dos erasmus que não faziam parte da família erásmica mas eram qridos na mesma, do Lino, da Alicja, Justyna, Miguel e Giulia, Diego, até as bulgaras... do nosso mentor (Przemek, Pxibek, o que quiserem), das festas, dos picnics, das manhãs a acordar ás 7h da manha e ir pó Jardim de Infância Montessori, dos meetings no Klub Portugal (pokój 520 – D.S. Helios), das noites a ver filmes e a beber chá com leite e a comer bolachas Delicja (q sao tao booooas e engordam tantoo!), de tudo.

Não tinha grandes expectativas e acabei por me sentir muito bem aqui na minha 2ª casa, 2ª família, adaptei-me, deixei de me sentir uma turista para me sentir um bocadinho parte de tudo isto que me rodeou.

Acho que Erasmus é uma experiência muito pessoal e individual, mesmo sendo feito com outra pessoa.
Tive estes 5 meses sempre em contacto com a Sara, em Madrid, a Ana, em Barcelona, a minha madrinha e a Sara, em Itália, já para não falar na Rita (minha companheira 24h sobre 24h, durante 5 meses, no mesmo país, mesma cidade, mesmo quarto, mesmas aventuras, mesmos TUDO). Mas, até para ela, sei que foi diferente de mim... viu, fez, ouviu, sentiu, quis coisas diferntes de mim.
Cada um de nós (apesar de estarmos TODOS em Erasmus) teve as suas próprias experiências, as suas concepções das coisas, diferentes tipos de ligação com as pessoas, diferentes formas de encarar as situações.
Cada um de nós vai levar do ERASMUS aquilo que procurou e aquilo que quer. As recordações ninguem nos tira.

Pronto, já chega. Tou triste, mas não quero ficar por me ter vindo embora, porque sei que tenho tantas outras coisas boas que podem estar à minha espera.
Tenho saudades de algumas rotinas em Lisboa e sei que ainda há muito dela para conhecer e aproveitar.
Quanto a Lublin, fica sempre uma nostalgia, porque foi demasiado bom e parece que passou tão depressa, que ainda tinha mais para ver, tinha mais para fazer, para comer, para aproveitar. Mas, vou dizer um “adeus com vontade de voltar daqui a algum tempo!”.

É um capítulo intitulado “ERASMUS” que se fecha na minha vida, e como todos os capítulos são dificeis de ser fechados... mas tem de ser e há q ser forte e crescida!

Obrigada.


Duração: 14 de Fevereiro a 3 de Julho de 2008

Companhia: perfeita

Apoio: incondicional por parte de pessoas que não estava nada à espera.

Balanço: a melhor coisa que alguma vez fiz foi assinar os papéis pa vir de ERASMUS pa Lublin, Polska. Valeu tudoo mais do que a pena!!! AMEI (do fundo do queração)!!

KONIEC
(FIM)

PS: este blog agora vai estar um bocadinho mais escasso de novidades, já que o seu propósito era contar as news do ERASMUS!! Mas provavelmente não vou aguentar e venho cá postar coisas fofinhas! xD

2 comentários:

Anónimo disse...

Os outros posts eram sem duvida para "saborear", mas este merce um comentario...

Percebo-te tão bem do que falas, e fico contente por veres as coisas dessa maneira.

Eu não tenho tido grande tempo para pensar na volta (apesar de já ter chegado há 2 semanas), pq ando perdida entre reencontros e trabalho, mas duma coisa estou certa: tb não me arrependo de nada!!

São estas coisas que nos fazem dar uns passinhos mais além e é tão vou ver que essa progressão é super positiva!

Quero guardar cada momento com 7 cadeados, recorda-los e sorrir com eles!

"Porque quem/o que nos marca, jamais será esquecido!"

Adoro-te miuda (e colega! LOL)
Lutaremos juntas :) hahaha

Beijo nessa testa!

Anónimo disse...

Estou feliz que, que gostou a Polónia e os Polacos.

Felisidades !


Porciak

www.portugalia.aceaboard.com