segunda-feira, 9 de junho de 2008

Budapeste baby =D

Ai meus amores... e Budapeste também já foi... =(

as coisas boas passam tãaao rápido, Meu Deus!!!

Esta viagem foi um bocadinho diferente das outras...

- ja sabia que ía ser a última da “melhor familia erasmica de sempre” porque a Catherine e o Jamie depois íam continuar a viajar pela Europa em Interrail e já nao iam voltar conosco pa Polska

- na ida fomos só eu e a Rita porque o bilhete de Interrail do Jamie ainda nao tava pronto enós tinhamos mesmo de apanhar aquele comboio... portanto eles foram 9 ou 10h depois de nós

- quando fomo, supostamente, tinhamos de fazer uma reserva qualquer no comboio porque era de noite e nao sei que... mas como as senhoras na Polska NAO falam ingles torna se um bcadinho impossivel comunicar com elas... visto que o nosso polaco é assim a modos que reduzido. Provavelmente a mulher ate disse mas nos nao percebemos nada e devemos ter dito “tak” ( =sim) que é o que mais dizemos... e ela cagou pa nos! Logo, chegamos a Krakow, mudamos de comboio e pagámos mais 50 zlotys cada uma por uma cabine com camas SÓ para as duas!! =) SIIIM, fomos a dormir em camas, graças a Deus o caminho todo para Budapeste!! Os senhores na estaçao ainda nos tentaram por numa carruagem com couchetes em vez de camas (pa mim é basicamente a mma coisa, são camas na mesma... só que nos couchetes vão 6 pessoas na mesma cabine e nas camas vao 3!! E neste caso, conseguimos mesmo vir só as duas, o que foi optimo!!), mas nós nao quisemos, ate pq so havia gajos na carruagem, eram todos americanos e um bocado a puxar po rebarbados... portanto pensamos “se calhar é melhor nao... deviamos mesmo dormir antes de chegar a Budapeste!!”

(a Rita ficou em baixo e eu em cima)

tinhamos mesa, banco, espelhos, cabide, escadas, água, toalhas, sabonete...

Dormimos bem =)


Mas pronto, chegamos inteiras e fresquinhas a Budapeste!! Como tinhamos dormido mta bem durante a noite... fomos em busca do nosso hostel... tinhamos o nome das ruas pelas quais tinhamos de passar para encontrar o hostel e lá conseguimos encontrá-lo depois de mais de uma hora a andar por Budapeste com uma mochila atras, a chuviscar e um calor do caraças!! (Ainda não me habituei ao clima tropical destes países!!)

a estação Keleti pu

Pronto, chegámos ao hostel (buéeee parecido com o hostel do filme “HOSTEL” tipo escondido, bue escuro, as escadas mta velhaas, um ambiente um bcado sinistro... mas depois a rapariga da recepçao veio nos receber a porta e foi bueda qrida e já ficámos com uma boa impressao!! =)

a 1ª impressão de Budapeste!


BRUTAAL!!


Como ainda não tinhamos quase dinheiro nenhum hungaro (só 4000 Florints = 20€) fomos trocar e depois voltamos ao hostel e pagamos o nosso alojamento, instalámo nos, tomámos banhinho e descansamos um bcadinho!!


provavelmente eram WC's publicas...
mas nao tenho a certeza!


Fizemos o caminho todo de volta para a estação Keleti pu e POR SORTE, por MERO ACASO a Catherine e o Jamie tinham acabado de chegar e nós encontrámo los!!! (supostamente, eles ja deviam ter chegada ha 3 ou 4 horas atrás, mas o comboio atrasou-se muitooo!!)... foi mesmo SORTE!!! Como eles vinham mortos, visto nao dormirem ha 24 horas e nao terem tido a mesma sorte que nós de virem num comboio com camas... apanhámos um tram e fomos para o hostel!! Lá respirámos mais um bcadinho e depois fomos jantar a MAIOR PIZZA que eu alguma vez ja vi... se nao me engano 55 cm de diametro e a 3500 Ft!!! E tava TAOOO BOA!! O Jamie lá conseguiu comer as duas fatias q tinha direito, mas nenhuma de nós aguentou mais do que uma fatia!! Era MESMO grandee!! (e távamos com fome!!).


Enfim... eles tavam tao podres que os deixámos a dormir no hostel e nós as duas fomos passear!! Fomos ate ao Parlamento (aquilo tava um bcado assustador!! Tava mto pouca gente na rua e os que tavam ou eram putas a ir po trabalho ou gajos a ir pa um dos milhões clubes de strip teas e casinos de Budapeste!).



Iron Shoes!

Ah! Porque ainda nao contei: os húngaros parecem bué mitras e as húngaras bue ciganas... (o q nao abona muito a favor deles mas enfim...)!! Já Budapeste (a cidade em si) fez me lembrar muitooo Barcelona! Nao as ruas, mas os edificios (todos muita giros) e havia la uma igreja que era tal e qual a Sagrada Familia de Gaudi (mas em ponto muitooo pequenino, claro)!! Mas, nada a ver!! Sao cidades completamente diferentes, mas dava ares!!

Nessa noite dormimos todos ferrados porque, uns mais outros menos, mas távamos todos podres!!


No dia a seguir, acordamos cedinho e vimos o lado PESTE todo.

ainda no hostel Riverside!

a fazer o breakfast! =p

Nao tava um sol mt visivel mas tava um calorão, q credo! Vimos o Parlamento, a Ponta que faz a ligação do lado BUDA e do lado PESTE, basilicas, a Fashion Street, uma Sinagoga, a Casa de Opera, uma rua mt parecida com a Pariska de Praga (eram só lojas fashions: Luis Vitton, Gucci, Dior, Boss, Channel, etc), eu e a Rita depois fomos comprar o nosso bilhete de volta pa Polska (pa garantir que tb vinhamos em camas) e acabámos por depois ir à Arena Plaza (um centro comercial, claro!)!! Nada de especial, mas giro. Já andava a precisar de ver coisas parecidas com Portugal (berska, stradivarius, zara, pinkie, pull, etc)!




o PARLAMENTO! =D






uma rua da capital húngara!



a ponte =)


as meninas a passar a ponte =)





Tava contente =D


uma sinagoga!




"Jamie... esquerda ou direita"

"Hmm... acho q é esquerda..."

"Nao nao Jamie... DIREITA!!"


andámos muitooo... tivemos q descansar, claro!


Comprámos jantar no TESCO e voltámos para o hostel, onde vimos nós os 4, mais uma americana e uma húngara um filme (comédia) que não me lembro o nome (mas foi giro! A gaja principal chamava se Jamie, q é o nome do membro masculino da minha familia erasmica... logo foi alvo de algumas boquinhas fofinhas!! LOL!! Coitadinho!).

A seguir a Catherine fez Sloppy Joes (refeiçao super americana emt facil de fazer!!) e dp saímos pa ir ver Budapeste a noite com eles. Fomos pelo lado Peste (quase quase com os pés no Danúbio), passámos a ponte e viémos pelo lado Buda!! É tãooo brutal budapeste à noite... vcs nao tao bem a perceber!! LINDOO!!



A Catherine já é praticamente "portuguesa"


mas o Jamie nao passa, de todo, por tuga!


No dia seguinte, último dia portanto, acordámos ainda mais cedinho porque queriamos ver o lado BUDA todo antes da 13h (pq a Catherine e o Jamie tinham comboio as 15h pa seguirem o InterRail)... entao passamos a ponte, e subimos subimos (parecia q tava em Lisboa naquelas ruas do Bairro Alto q é SEMPRE a subir e com uma calçada taooo boa!! Ui!), vimos o Royal Palace de Budapest, a Halabasty nao sei o que (que é BRUTAAAL), aquelas vistas todas MARAVILHOSAS, Museus, lojas, etc... e depois regrassamos ao hostel!



TAO LINDOOO!



as vistas... MUITO BOAS!




fartámos nos de subir escadas, credo!



Royal Palace (acho eu)





as minhas comilonas preferidas!

ADOREI Budapeste! =)


Eles acabaram de fazer as malas, comemos qqr coisa e seguimos com eles para a estação (apesar do nosso comboio ser só as 20h)! Fomos de BUS (nº76) que é a coisa mais retrógradaaa que eu alguma vez ja vi!! LOOOL!! Primeiro a cena pa picar os bilhetes é a comédia (tem de se enfiar o bilhete e puxar uma coisa para o bilhete ficar c furinhos!! Nem sequer fica escrito o dia ou a hora! LOL)... Depois o botão de STOP po autocarro parar so ha 3 num autocarro todo e é em cima da porta de saída (q nao faz sentido nenhuuum!!) e depois aquelas portas quando se fecham parece que vai começar a guerra com o barulhao... tirando a parte de que os assentos sao uma coisa mtooo confortavel e a suspensao do autocarro ja foi á vida ha muitooo tempo (quase que se bate ca cabeça no tecto!! Mas isso ja tamos habituadas da Polska tb!)... enfim...

Chegamos a estaçao e ainda esperámos praí 30 min com eles pelo comboio. Escusado será dizer que foi uma torturaa!! Eu que me tinha controlado tão bem estes dias todos que estivemos juntos...começou a ser um bcado impossivel nao pensar no que estava prestes a acontecer!! Eles tavam ali os dois, com as malas, os bilhetes na mão, eu e a rita tinhamos ajudado ainda a trazer mais um saco e uma mala q eles precisavam, aquele ambiente de partida, as coisas q se começavam a dizer... pronto... assim q a Catherine me abraçou nao consegui... Fiquei logo lavada em lágrimas... (e agora q tou a escrever tb me está a custar... mas pronto!)... nao consegui dizer nada de jeito a nao ser “Vais ter mesmo de ir a net” e “façam boa viagem”, além da promessa de ela vir a Portugal no proximo Verao!! =) aí fiquei mais calma!

Depois olhava pa Rita tb ja tava ca maquilhagem borrada... e o Jamie despediu se praí 2 ou 3 vezes... em vez de se ir embora de uma vez NAO... qeria mais abracinhos e beijinhos... o q ainda aumentava mais o meu desespero!! E pronto... nao foi facil... mas eles tiveram q embarcar pa Praga e custou me ve los a subir o comboio e eu nao ir tb!!




vou ter tantas saudades!!

(vai doer no coração!!)


Para ficarmos mais contentinhas... onde é q fomos? Ao MC DONALD’s claro!!!Pa grandes males, grandes remédios... e depois do mac fomos ainda comprar uma ultimas coisinhas, voltamos ao hostel para fazer o check out de vez e fomos também pa estaçao po nosso maravilhoso comboio!!

Dormimos bem (a rita menos bem.... tava c uma dor de costas q nem falava...) e chegamos a Helios no dia seguinte as 13h!!

Fomos almoçar ao QUATTRO... e regressamos a casa... pa ver se a Rita descanssava um bocadinho antes do jogo PORTUGAL –TURQUIA!!! =)

As 20h lá fomos nós ter com o Lino e ca Alicja e depois com a Justyna e vimos o jogo na esplanada do QUATTRO tb!! =)

Lá sofremos um bcadinho... mas depois apareceu um polaco que tb fala portugues (o “Géogas” acho eu... n percebi bem o nome)... q era a COMEDIAAA!!! Ele só falava falava falava e mijava mijava mijava... nao dizia nada de jeito mas fazia rir!! E a bebedeira já era tal que dissemos que éramos alunas de educação pa sermos professoras de Educação Sexual... e ele ACREDITOUU!!! Pronto, dá pa imaginar o resto da conversa!!! =)

Ontem, dia em que a POLONIA jogou ca ALEMANHA... começou a festa bem cedinho!!! Desde manha que se ouvia nas ruas a gritar POLSKA POLSKA e aquelas musicas mm de jogos de futebol adpatadas à POLSKA!!!

As janelas aqui tb tão todaaas cheias de bandeiras da Polska... mas n é a bandeira normal... LOL!! É uma bandeira que sai numa grade de cervejas... ou seja, esta gente nao compra bandeiras da Polska e sim grades de cervejas q ja veem c a bandeira (um bcadinho alterada... pq n é mm da Polska mas enfim! Qd tirar foto ponho aqui!)!!

E pronto... foi a Loucura o dia todo aqui na zona das residencias... pq claro q eles começaram a aquecer os corpinhos bem antes do jogo começar... e mesmo depois de PERDEREM... a festa continuou!!! Foi o AUGE aqui por estas bandas.... cantaram, gritaram e dançaram até as tantas!! Com a bebedeira q tava eu n sei se eles perceberam q perderam... mas n interessa... desde q eles tenham um motivo pa beber... é sempre a aviar!! =)

É o povo mais BEBADOOO q eu alguma vez ja vi!! LOL


enfim... mais fotos de BUDAPESTE =D


























Foi a última viagem da Familia Erásmica toda junta =(
mas VALEU TUDOOO!

2 comentários:

Anónimo disse...

essa história de ser parecida com barcelona acaba já aqui=P primeiro porque barcelona é bem melhor, e depois porque tens de visitar barcelona comigo, para saber o que é ou não parecido a barcelona! ahahah parva eu hã?? opah ao ver-te escrever estas coisas da-me vontade que os exames acabem todos pa ir passear com o meu esposooooo!! quero voltar a ver o que já vi, e ver coisas novas, se possível!

por aqui tem sido só jogos da eurocopa e estudo!! mas hoje percebi que tinha visto mal a nota de um trabalho e em vez de um 7 tive 8! ja ta mais de acordo com aquilo que eu gosto!=D ahahah

beijoca meu amor, aporveita-me bem esses dias ai!

Anónimo disse...

ohh miga... percebo perfeitamente o que sentis-te ao ve-los partir... é smp triste as despedidas... principalmente quando temos consciencia que dificilmente nos vamos voltar a encontrar...

Eu tb passei por isso á pouco tempo... não é igual mas parecido.. como sabes aki na vila tou a viver com uma ines e com um Abis... lol e o Abis acabou as aulas dia 6 (que sortudo!!!) e eu a ines so acabamos dia 9 de julho... ele é do porto e po ano vai pedir transferencia pa braga... entao dia 6 foi o ultimo dia que ca teve... bem, foi horrivel... nos habituadas a tar smp com ele ca em casa... no dia 6, ficamos assim a olhar uns pos outros... prontos adeus, e provavelmente nunca mais te vamos ver... foi do pior, nem keriamos acreditar...

kando me despedi de voces tb custou mto... mas sabia que vos ia voltar a ver e k ainda nos iamos divertir mto juntas... agora embora o porto ser relativamente perto... já sabemos que cada pessoa tem a sua vida e para nos encontrar-mos é quase impossivel... mas pronto, as despedidas tb fazem parte da vida... e têm que acontecer...

Ainda bem que adoraram a viagem, e continuem a aproveitar os ultimos dias ao maximo... ca quase pa voltarem ne? aproveitem bem o que resta!!!

Beijokas enormes e mil saudades****