sexta-feira, 2 de maio de 2008

as mais recentes cusquices de Lublin

ai... nao tenho tido vontade nenhuma de escrever... e acho q a razao é "quanto menos fazes, menos tens vontade de fazer!!" e faz todo o sentido!

Para quem nao sabe... se nos ja faziamos pouco aqui na Polska... agora ainda fazemos menos! E pq? Porque desistimos das aulas de polaco!!! =)
Ha varias razoes que justificam a nossa decisao:
1. nao precisamos dos creditos (no inicio pensávamos q sim... mas afinal nao! pedimos mais creditos nos estagios e ja ta!)
2. polaco é bem mais dificil do q nos achávamos (e apesar de termos tido boa nota no exame intercalar.... deu mt trabalhooo... coisa q ja n tavamos habituadas!)
3. odiamoooos uma das storas de "polskiego"... n percebemos nd do q ela diz, exatamente por so falar polaco... e nem as regras ou qqr explicaçao ela diz em ingles! Nao é assim, definitivamente, q vamos aprender polaco!
4. Andamos as pessoas mais preguiçosas do Mundoooo
5. Queremos as horas das aulas e q iamos dispender pa estudar "po polsku" para ir passear, viajar, comer sharlotkas na Old Town, etc...
Portanto... nao podiamos mesmo continuar c esta brincadeira do polaco!
Mas n se preocupem... q ja sabemos o suficiente pa nos desenvencilharmos aqui na Polska (ate pq sao poucos os q falam ingles... e se sobrevivemos estes dois meses e meio... tb sobrevivemos os dois q faltam!!!)



num picnic na Old Town

a melhor familia erásmica de sempree!! =D


Ja fui à "praia"!!! LOL
Nao é uma praia, cm podem imaginar. É um sitio aqui mesmo em Lublin... chamado Zalew Zemborzycki... com um lago gigantee e que tem montes de relva a volta! E imaginem... uma parte é com areia (lool)... para os polacos (e agora... nos) supormos que estamos na praia e q podemos apanhar banhos de sol!



Entao... num belo dia de sol e calor na Polska (na semana passada, s n me engano) eu, a catherine e o jamie apanhámos o autobusy 1 e fomos ate a ultima paragem! A Rita n foi pq tava a matar saudades da mamã em Varsovia, que veio ca visitá-la!


Pois que... estivemos refastelados ao sol... a tentar apanhar uma corzinha... (a catherine levou 2 lençois e montes de comidaa pa ser tipo picnic! LOL) e fiquei c um valente escaldão nas pernas!!! É o q da pensar q o sol da Polska n é tao bom cm o de Portugal e nao por protector solar!! =/




A semana passada também... fui a uma festa de ERASMUS (mais uma vez a Rita abandonou-me! tava ca mae na capital polaca) e era suposto todas as nacionalidades estarem representadas com alguma coisa tradicional!! Pois que, se nao sabem ficam a saber... EU NAO COZINHO ABSOLUTAMENTE NADA!!! E comecei a ver... a Catherine ía fazer uma sobremesa qqr (mas dp acabou por fazer ovos n sei de que... nada de especial!!!) ... o Jamie tb ía fazer nao sei o que (mas acabou por n fazer nada)... ate os filandeses íam cozinhaar (e estes sim... surpreenderam-me!! Fizeram um prato qqr muita boom!!) ... eu nao podia deixar a Portugalia mal representada!!! Atão... lembrei me de SALAME DE CHOCOLATE!!! Fiz um bado a pressa pq foi no mesmo dia do jantar... mas ate nem saiu mal e eles ADORARAM!!


O jantar foi num bar privadooo.... tava td enfeitadoooo... as mesas cheias de doces e bolachas!! E dpois de comida das Erasmus e dos polacos q tb foram e se fartaram de cozinhar!! =D
As tantas... o q é q eles se lembraram de fazer? SANGRIIA!!! =)
E aí sim... eu tava em casa... e ficouu BOA!! =D ja tinha tantas saudades de beber sangria.... fez me logo lembrar os alguidares enormes da sala da tuna cheiinhos de sangria onde nem era preciso a concha da sopa pa se encher o copo!! q boom =p



Depois, fizemos um jogo americano "flip cup"... q basicamente é: 2 equipas... começa um de cada equipa em simultaneo e dp continua o seguinte. o 1º bebe um copo de qqr coisa so de uma vez de modo ao copo ficar vazio... dp poisa-o na mesa mas so metade da base pq tem de dar um piparote na parte de baixo copo q nao esta apoiada na mesa de modo a q ele de uma voltinha no ar e caia de boca para baixo na mesa! e assim sucessivamente! a equipa que perde BEBE! e resultado: tudo BEBADO no final. fizemos o jogo com sangriaa! e nao me lembro qual foi a equipa q ganhou mas acho q foi a minha!


Depois deste jantar... como se n chegasse ainda fui pa uma festa! LOL... Era a festa q a turma de polacos 2º ano q anda a aprender portugues aqui na universidade faz mais ou menos regularmente! Entao... o tema da festa era "anos 70/80" e foram os alunos quase todos, professores (incluindo Lino, Miguel e Alfonso), convidados especias (tipo Alicja, Giulia, Diego, eu e os 3 tugas em eramus aqui tb em Lublin) e quem mais quisesse! =D
Como é obvio... n fui mascarada!! 1º mascarar-me é a coisa q eu mais odeio... 2º vinha de um jantar, e para esse de certeza q n ía mascarada... 3º n trouxe roupa dos anos 70 pa Polonia, como podem imaginar!
Mas AMEIIII a festa!! Elas (as minhas colegas polacas... e novas amigas) foram umas qridas! Nao me largaram um minuto (pq cm eu tava "sozinha" elas n qeriam q eu me sentisse mal)!! Depois... os tugas ja n diziam coisa c coisa... sao muito fraquinhos aqueles meninos!! Eu tenho razao pa dizer isto: nesta noite bebi mais de 1L de sangria (qs qs de certeza), 1 shot de vodka pura, 1 shot de zolandkowa (outra vodka) e 3 caes danados (q acreditem q é forte) e nao fiquei a cair de bebadaaaa! Tava bastante alegre sim.... mas nao podreee =) --> nem vomitei nem nada!! lol
Escusado será dizer q a fatiota do Lino tava de MORRER (botas da tropa, calças rotas, correntes ate mais nao, suspensorios vermelhos e brinquinho na orelha à Cristiano Ronaldo), o Miguel idem idem (t-shirt de manga a cava as riscas amarelas e pretas (abelha maia!), fato riscado e chapeu à chulo c brilhantes!!) e Alfonso (c roupa de gay e uma cristaaaaaa q OMG)... enfim...
As minhas amigas polacas tb tavam mto lindinhas sim.... ui!! Lembro me perfeitamente dos nomes delas... mas n sei associar à cara!! Sei q havia praí umas tres Dorotas, uma ou duas Magdas, uma Ruda, uma Paula ou Paulina, uma Monika, uma Yola, e mais outros nomes estranhos!!
Ah! E 2 delas (a Ruda e a Yola) moram na HELIOS tb!!! =D
Ou seja, as 5.30h da matina... viemos nos e mais o Lino e a Aljcia... e 2 ou 3 polacos bebados atras de nos (n sei pq... pq nao lhes demos comida... mas eles insistiram) ate as imediaçoes da UMCS!!
Foi bom!! Gostei mt mt da noite!! =D
Quando tiver as fotos posto aqui... pq sao dignas de se ver!!


Acho q n aconteceu assim nd de mais excitanteeee estes ultimos tempos. O nosso dia a dia voces ja sabem e eu n vou fazer mais invejaa... q eu sei q andam todos mortooos de trabalho!

2 comentários:

Sandra de Santa Bárbara disse...

um beijinhoo doutora =D *

Anónimo disse...

Sofia... Fazes mto bem divertir t por ai :D
Po ano tens tempo de ter montes e montes de trabalhos aqui na ESE :D

Divirtam-se mto mto :)

Bjinho Sofia Freitas