quarta-feira, 28 de maio de 2008

Praha

(sei q ja voltei de Praga ha mais de uma semana e so agora é q escrevo aqui... ale przepraszam!)

Esta ida pa Praga veio mesmo mesmo mesmo na altura certa... pq reparámos nós que ja começamos a ver Lublin como a nossa segunda cidade e a Polska como o nosso segundo país. Durante a semana demo nos conta várias vezes de dizer: "Pois... la na Polonia os gajos sao mais feios! E lá também nao ha tantos turistas como aqui! E lá nao estão habituados a receber turistas! E lá quase ninguem fala ingles!!" (tudo comparações com a Rep. Checa!)... em vez de "ah! La em Portugal os gajos são bem mais giros! Tamos habituadissimas a todas as raças, cores e feitios! E turistas também nao faltam, grças a Deus!!". percebem? (até ficamos parvas qd percebemos q ja tamos tao dentro da realidade polaca que a temos como termos de comparaçao!)

La fizemos 18 horas de viagem de comboio até Praha (os comboios da Polska sao BEM MELHORES que os checos!! mas como a viagem foi de noite ate se fez mais ou menos bem: a DORMIR!!)

Chegamos à estação de Smichov -qqr coisa e agora? Pronto, ía começar a nossa aventura por Praga! Para quem nao sabe, eu tenho uma amiga a estudar medicina em Praga - a Túlia (Love Tyra!! lol) - e foi (mais ou menos) por causa dele que fomos la esta semana! Caso contrario tinhamos deixado a viagem mais pa Junho... mas depois de muita conversa via internet polaca e checa resolvemos ir esta semana!

Entao chegamos a Praga, apanhamos o metro (tb foi giro saber qual seria o bilhete que tinhamos de comprar!! LOL pq eles teem bilhetes de 16 Kc (coroas checas), 18 Kc, 22 Kc, 26 Kc, 32 Kc, 50 Kc, 70 Kc, 100 Kc... sabiamos la qual era!)!! La descobrimos e fomos pá estação de Narodni Trida... passado 5 minutos encontramo nos com ela!! =)
Beijinhos e abraços, muitas saudades, apresentações feitas (pq a Rita e a Tulia ainda nao se conheciam) fomos pa casa dela, que basicamente, é GIRISSIMAAAA!!! Amei!! So ter uma cama de 2 metros quase no tecto abafa de uma maneira as camas da Heliooos!!! =)

Parlapié de gajas (q foi o q mais aconteceu durante a semana!!!)... e ela foi nos fazer um reconhecimento rápido pela zona à volta de casa, q basicamente é a parte mais gira de Praga visto q a miuda habita mm no centro da Old Town de Praha!! Fomos ao Relógio (q é a coisa mais excitante q ja alguma vez vi!!!! LOL), passamos por baixo da Arco da Pólvora, Casa de Praga, fomos ao Palladium (um centro comercial... onde nos fomos la quase todos os dias!!), e depois fizemos a rua das lojas todas ate chegar a Praça Vencislau!! Eles lá teem Zara, Body Shop, Roxy, Billabong, Quicksilver, New Yorker, Converse, etc...

Ela depois teve de ir pa casa estudar (medicina nao é nada facil!!!) e nos fomos explorar as ruas mais secundarias da Old Town!!
Praha esta cheiaaa mas cheiaaa de lojinhas de souvenirs TODAS IGUAIS (claro!)... e também tem bueeees lojas de bonecos de madeira para crianças e fantoches e marionetas!! Nao percebemos o pq do excesso de quantidade destas lojas mas pronto! Vimos todaaaaaas, claro!

Os dias da semana tiveram todos mais ou menos a mesma rotina:
- a Tulia acordava cedo pa estudar
- por volta das 9h e tal/10h acordáva nos, tomavamos banhinho e pequeno almoço
- depois ou ela ia pa faculdade ou ficava em casa a estudar e nós iamos pa ramboia!! Ver a cidade, passear, descobrir mais ruas pa nos perdermos (basicamente, perdia mo nos a cada 15 min, pq as ruas la nao sao paralelas nem perpendiculares, sao todas aos becos umas pas outras e em triangulos!! e nos nao somos propriamente as melhores guias turisticas, portanto...)
- almoçavamos ou em casa ou no Mc Donald's
- a tarde era passada a passear tb!! A Tulia ainda consegui ir conosco a Vysherad e outro dia a Petrin, onde andamos andamos andamos andamos q ja n podiamos com os pes, credo! Pq a Tuli ta habituada, nós nao!
- A noite antes de irmos pa casa iamos sempre ao TESCO comprar coisinhas pa casa...
- Jantavamos e a seguir eram seroes e seroes a ver o programa da Tyra Banks =)

Houve uma noite que tb fomos a um restaurante e comemos TAOOOO BEM, meu deus!! E a seguir fomos fumar schicha po bar ao lado da casa da Tuli!! Soube mesmooo bem =)

Tirámos imensaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas fotos... e ADORAMOS Praha!!
O dinheiro la é uma coisa de outro mundo!! Pa fazer a conversao MEU DEUS!!! 1€ = 25 Kc, logo as coisas q nos compravamos era sempre 100, 200, 300Kc, o q parece imensoooooo... mas n é quase nd!! Mas ASSUSTAMO NOS, no inicio!!Depois po fim, ja pareciamos q eramos checas e tudo!

Uma coisa q eu acho é q me estou a adaptar muito mais facilmente nas viagens a outos países do q antes!! Ate na lingua... ja dizia "dobridane" (bom dia) e "dekuj" (obrigada) a todos os vizinhos da Tulia... e a pagar as coisas e tudo!

Nao me alonguei mtooo neste post, pq basicamente o q interessa é isto!!! Depois foi so conversas de gajaaaaaaaas, e os nossos comentarios as coisas e etc...

AH!! Havia imensooooooos tugas em Praha... eram tugas e brasileiros!! Uma festa =)
Enfim... ADORÁMOOOOS mesmo estar esta semana la... Obrigadissississimaa Tulia por tudoo!! e agora estamos de volta a Lublin (tb soube bem voltar... parecia q tava a voltar pa "casa").
Tou com os sentimentos todos misturados mas num proximo post devaneio sobre isso! =)

2 comentários:

Anónimo disse...

"mas depois de muita conversa via internet polaca e checa resolvemos ir esta semana!" tretas... o que aconteceu é que tu nao aguentavas estar uma semana a pensar "ai a pessoa mais importante e interessante e gira e boa, da minha vida vai estar uma semana na ramboia, em Ibiza, e não vou poder falar com ela... Como serão os meus dias?! Que será de mim????!!" então decidiste viajar para não te sentires deprimida em casa e ocupares a cabeça até eu voltar... e agora dizes que foi um vaipe, tabem ta... nos "acreditamos" nesse vaipe, se isso te realiza...


beijao erasmica semelhante

PS - ATE VIAGENS NOS FAZEMOS AO MESMO TEMPO!

Anónimo disse...

e nem esta semana (praga e ibiza) nos tirou o contacto!!! Se bem me lembro deviam ser umas 23h e tal de 6a ou sabado quando atendo um telemovel com uma chamada de "Ana Claudia" e digo: "TOUU meu amor!!" e do outro lado ouve-se: "AHHHHHHH!!!! Amor da minha vidaaa!! Tenho tantas saudades de falar contigooo!!! Tinhas de estar comigo aqui em Ibiza!! etc".

ou seja... tu falas falas falas mas amas-me e ja nao vives sem mim! =)

um dia vamos juntas a polonia?
ahah